O Instituto Plantarum, que administra o Jardim Botânico de mesmo nome, é um dos maiores centros de conhecimento em botânica do mundo.

Fundado em 1981 pelo engenheiro agrônomo e ecologista brasileiro Harri Lorenzi. Além de diversas publicações sobre a flora brasileira, o instituto possui também uma editora, biblioteca, laboratório, um jardim botânico e um herbário com 20 mil exsicatas.

Jardim Botânico

Fundado em 2007, o Jardim Botânico Plantarum é hoje qualificado pelo Ministério da Justiça como ‘Organização da Sociedade Civil de Interesse Público’ (OSCIP), com os objetivos principais de estudo e conservação da biodiversidade vegetal brasileira e do meio ambiente, através de ações educacionais e de pesquisa. Situado na área urbana de Nova Odessa (Região Metropolitana de Campinas – SP), o local é um centro de referência em pesquisa e conservação da flora brasileira.

Para compor o Jardim Botânico e contribuir para a conservação da flora brasileira, este pesquisador percorreu, por mais de 30 anos, a maior parte dos ecossistemas da América do Sul, em expedições científicas em busca de plantas ameaçadas de extinção.

Atualmente o acervo botânico vivo é constituído por quase 4000 espécies vegetais, representando os principais grupos botânicos da flora nativa do Brasil. Reconhecido pela Comissão Nacional de Jardins Botânicos, colabora com os objetivos da Estratégia Global para Conservação de Plantas. Aberto ao público em 2011, o Jardim Botânico Plantarum está apto a estabelecer diversas parcerias com pessoas físicas, empresas, poder público e outras instituições.

Plantas Alimentícias Não Convencionais – Panc – No Brasil

Harri Lorenzi publicou o livro Plantas Alimentícias Não Convencionais – Panc – No Brasil, resultado de 10 anos de trabalho junto com Valdely Kinupp. Os dois são os maiores estudiosos de plantas no Brasil. No livro, podemos conhecer melhor plantas nativas e exóticas (espontâneas e cultivadas no Brasil), consumidas no passado e ou em alguma região do país e do mundo.  

Para disseminar esse conhecimento na Feira Viva, além da feitura com Pancs em parceria com o chef Henrique Nunes e Valdely Kinupp, Harri Lorenzi também irá autografar o livro que estará à venda durante o evento.


Tags:


Produtos:

Livros