Azeite bom é azeite novo, fresco, que conserva a plenitude de seu aroma e sabor. A Oliq produz azeite extravirgem com técnicas artesanais, em Santo Antônio do Pinhal, na Serra da Mantiqueira.

O produto é extraído de azeitonas frescas colhidas manualmente e processadas na própria fazenda, com a mais moderna tecnologia. São nove alqueires de olivais tocados desde 2009 pelo casal Masagão e Antônio Augusto Gomes Batista:

“Produzir azeite muda muita coisa. Mas o modo de produzir pode mudar muito mais.”

 Uma das principais marcas produtoras de azeite de oliva nacionais

Seus pomares são cultivados em duas fazendas situadas na divisa entre São Paulo e Minas Gerais: a São José do Coimbra e a Santo Antônio do Bugre, ambas em São Bento do Sapucaí.

Seus produtores são dois mineiros e uma paulista, mas, parafraseando o uruguaio Jorge Drexler, eles – e seu azeite – já não sabem de onde são, pois sua casa é a divisa ou a fronteira; “e as fronteiras se movem como as bandeiras” – o território deles é a Mantiqueira. Esse território mágico vem permitindo, aos poucos, cultivar oliveiras e extrair azeites de excelente qualidade, típicos de regiões montanhosas. Na fazenda Santo Antônio do Bugres fica o lagar Santantonio, com maquinário moderno, importado da Itália, com rígidos padrões de qualidade.

 Uma novidade: Azeites de Abacate

Como vem acontecendo em outros países produtores de azeite de oliva da América Latina, especialmente no Chile, as unidades de extração de azeite de oliva ou lagares têm-se dedicado também à produção de azeite de abacate. Este também é o caso de OLIQ, um dos precursores da produção desse azeite no Brasil, muito estimado, na Europa por seus usos na gastronomia e por seus benefícios para a saúde.

A primeira Safra dos azeites de abacate de OLIQ foi lançada em 2017, depois de vários experimentos. A variedade de abacate utilizada foi a Hass, mais conhecida como avocado. Ideal para finalizar saladas e pratos com carnes brancas.


Tags:

Azeite Oliq, Ed. de Outono, Feira Livre

Produtos:

Azeites de oliva (variedades Grapollo, Arbequina e Koroneike) e Azeite de abacate