O sol não só apareceu como ficou ali, pleno, o dia todo, como que comemorando nossa homenagem à agricultura tropical e ao verão. Assim foi nossa Feira Viva de Verão, no sábado, dia 24 de fevereiro. Um dia de encontros e de resgate, as duas palavras mais faladas por todos que passaram por lá.

Não é para menos. Juntar num mesmo espaço representantes da sociedade, de instituições como a SRB – Sociedade Rural Brasileira -, do governo – das secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura do Estado de São Paulo, além de especialistas, cozinheiros e de muita gente disposta a conhecer tudo isso não é para qualquer um. Mas é para quem acredita que os encontros podem dar bons frutos.

Em sua terceira edição, a Feira Viva movimentou o Parque Villa-Lobos

No sábado ensolarado do dia 24 de fevereiro mostrou as sementes do futuro que queremos. Um futuro de trocas de experiências e de possibilidades para a nossa agricultura. Um futuro que já pode ser presente para muitos produtores rurais. No início do evento foi anunciado pela Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo que a regulamentação da atividade dos pequenos produtores deverá publicada no Diário Oficial em 20 de março. Uma grande vitória fruto de uma proposta construída por muitas mãos – da Feira Viva, da SRB, dos produtores rurais, de órgãos como Anvisa e Mapa, entre outros – até chegar à consulta pública que agora vai virar lei.

E frutos não faltaram na Feira Viva de Verão – do jaracatiá que virou sensação na feitura com a participação de Bel Coelho e Edu Modesto à polpa do Juçara que se esgotou no meio do dia, tamanho o sucesso.

Teve muvuca de sementes sendo compartilhada com o público, teve aula sobre pancs, teve farinha de raiz de taioba de dedo, teve caldo de cana orgânico, teve fila para comer o sanduíche de linguiça, teve de tudo muito. Produtores de perfis variados, com seus produtos artesanais, preparados sob as mais variadas formas, junto com especialistas, estudiosos, técnicos, cozinheiros. Todo mundo no mesmo caldeirão nutritivo e saboroso da Feira Viva.

Quer saber mais? Fique ligado neste blog e nas rede sociais. A gente vai contar tudo tintin por tintin pra você!


Tags: