A chef se encontra com o produtor Eduardo Speranza Modesto para conhecer a história e fazer o delicioso doce de jaracatiá.

O uso do açúcar na conservação de frutas é uma técnica tradicional utilizada fartamente no Brasil. É a partir dela que podemos preservar e apreciar frutos nativos das nossas matas durante todo o ano.
Na Feira Viva Edição Verão a chef Bel Coelho vai receber  Eduardo,  da  Fazenda Jaracatiá,  que irá demonstrar como fazer o tradicional doce no tacho, que tem forte ligação regional, onde cada bioma, cada cultura, tem sua fruta e modo de preparação típicos

Trabalho de resgate

As famílias Modesto e Speranza se uniram há mais de um século em torno do Jaracatiá e do seu famoso doce. Mas foi Eduardo Speranza Modesto, produtor da Fazenda Jaracatiá, em São Pedro, interior de São Paulo, que começou no século XX um trabalho de resgate da cultura e do cultivo do Jaracatiá na região.

Foram realizadas diversas pesquisas junto às velhas doceiras e doceiros da cidade e feitos intensos esforços na busca dos últimos jaracatiazeiros escondidos nas antigas fazendas de São Pedro. Alicerçado na arraigada tradição das famílias Speranza e Modesto, o Jaracatiá renasceu.

E, a partir de 1990, Eduardo começou um trabalho de caráter histórico e cultural que possibilitou o plantio de novas mudas de Jaracatiás na Serra de São Pedro. Hoje, ele realiza novas pesquisas e viabiliza a produção ecogastronômica de doces confeccionados com o caule, os frutos e a polpa do Jaracatiá. E compartilha todo seu conhecimento, junto com a chef Bel Coelho.

Premiada chef do Clandestino Restaurante e apresentadora do Receita de Viagem (canal TLC Discovery), Bel descobriu cedo sua vocação. De uma família de apreciadores da gastronomia, tem em sua memória afetiva uma forte ligação com a cozinha e com seus sabores. Formada pelo Culinary Institute of America (CIA), trabalhou com grandes chefs em alguns dos mais importantes restaurantes do mundo, como o El Celler de Can Roca, adquirindo experiência e um repertório rico em técnicas clássicas e de vanguarda.

Junto com Eduardo, da Fazenda Jaracatiá, Bel vai levar o público da Feira Viva Edição Verão a uma deliciosa viagem pela feitura do tradicional Doce de Jaracatiá! Já deu água na boca!


Tags: