Muvuca de Sementes

Conheça um modelo de baixo custo para restauração florestal: a muvuca de sementes!

 

Quando você pensa na palavra muvuca, que lhe vêm à mente? Um monte de gente reunida?

Bom, a nossa muvuca é um pouco diferente. A técnica de “Muvuca de Sementes” para o plantio de florestas vem de antigas práticas agrícolas e, hoje, pode significar a possibilidade de restauração florestal das vastas áreas degradadas no País, além de possibilitar a organização e valorização de um dos preciosos elos da cadeia da recuperação ambiental, os Coletores de Sementes, pessoas que, muitas vezes, ainda detêm parte dos conhecimentos perdidos acerca da natureza.

A muvuca de sementes é uma alternativa-chave para o processo de reflorestamento do Vale do Paraíba, pelo seu baixo custo, possibilidade de reflorestar áreas de difícil acesso e valorização da base da cadeia de reflorestamento, o coletor de semente.

CONVIDADOS

Quem vai falar sobre isso na Edição Verão da Feira Viva são o biólogo Edu Malta, que tem bastante experiência no assunto Brasil Afora, e o idealizador da Feira Viva Patrick Assumpção, que é um dos principais atores no processo de restauração do Vale do Paraíba, região bastante degradada devido a sucessivos ciclos de exploração agrícola.

O encontro de Patrick e Edu Malta para a muvuca de sementes vai ser emocionante e, com certeza, muito fértil. Vamos fazer uma linda muvuca seguida do plantio dessas sementes no Parque Villa Lobos. Assim fica muito mais simples plantar florestas saudáveis e promissoras. Participe!

Ah, a Fazenda do Patrick, a Coruputuba, também estará expondo seus produtos na feira livre. Confira!

Convidados:

Edú Malta

Prato
Sobremesa