Os trabalhadores rurais do Quilombo Vale do Ribeira sabem muito bem que somente com muita luta e união, vivida especialmente pelas dificuldades enfrentadas no dia a dia, é possível vencer em um projeto de vida.

E eles fizeram a lição de casa e hoje colhem os frutos. O quilombo reúne 20 famílias de trabalhadores rurais que produzem produz banana, goiaba, limão, batata doce, mandioca, cana e hortaliças. Tudo isso de forma sustentável, respeitando o meio ambiente. A produção é vendida em Sorocaba em São Paulo, por meio do Instituto Chão.

Na Feira Viva pela primeira vez

Foi uma alegria para eles e para todos que passaram por lá e puderam comprar seus produtos. Tinha banana, mandioca, batata doce, abacate e derivados como farinha de mandioca, rapadura, entre outros. E foi na barraca do Quilombo Vale do Ribeira que os visitantes puderam comprar também os saquinhos com a muvuca de sementes feita no início da manhã com a orientação do biólogo Edu Malta.

“É muito importante mostrar nosso trabalho e divulgar um projeto que não usa nenhum tipo de veneno e não prejudica o meio ambiente com adubos sintéticos. Estudei Agronomia com ênfase em Agroecologia e queremos mostrar que é viável excluir ou reduzir o uso de agrotóxico. Queremos transformar nosso espaço em uma verdadeira agrofloresta, um espaço que combina floresta e agricultura de forma harmônica e auxiliar a vida humana e animal com custo baixo”, diz William Silva de Almeida, um dos membros do Quilombo.


Tags:


[social_warfare]