Currículo Vasto

Valdely Kinupp é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas e fundador-curador do Herbário EAFM deste instituto. Também é docente e orientador credenciado no Programa de Pós-Graduação em Botânica do INPA, doutor em Fitotecnia-Horticultura pelo PPG Fitotecnia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, e mestre em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA.

Foi Valdely Kinupp junto com Harri Lorenzi, quem puplarizaram o termo Panc – Plantas Alimentícias Não Convencionais – com o livro Plantas Alimentícias Não Convencionais – Panc – No Brasil, resultado de 10 anos de trabalho.

Os dois são os maiores estudiosos de plantas no Brasil. No livro, podemos conhecer melhor plantas nativas e exóticas (espontâneas e cultivadas no Brasil), consumidas no passado e ou em alguma região do país e do mundo.

Para disseminar esse conhecimento na Feira Viva, além da feitura com Pancs em parceria com o chef Henrique Nunes, Valdely Kinupp e Harri Lorenzi também irão autografar o livro que estará à venda durante o evento. E Kinupp vai trazer para comercialização geleias artesanais que produz a partir de plantas coletadas e cultivadas em seu sítio no Amazonas e sua linha de camisetas do movimento PANC.

Especialista e apaixonado por Pancs, o chef Henrique Nunes está à frente do restaurante Naiah Jardim Botânico. É também autor do livro PANC GOURMET – ENSAIOS CULINÁRIOS, obra inédita de ensaios gastronômicos de uma coletânea de pratos Gourmet testados e aprovados por frequentadores do restaurante, composto por cerca de 50 ingredientes Panc elaborados pelo chef Henrique Nunes e apresentados na forma de entradas, pratos principais e sobremesas.

Já dá para imaginar que feitura maravilhosa vai sair da união do chef Henrique Nunes e de Valdely Kinupp. É esperar para saborear!

PANC NA FEIRA

A Edição de Verão da Feira Viva acontecerá no Parque Villa Lobos, no momento mais alto da estação, no dia 24 de fevereiro, das 9h às 18 horas, totalmente aberta e gratuita ao público.

Será  um momento de comunhão entre chefs, produtores rurais e público, numa demonstração da importância da produção sustentável e da valorização de produtos de forte identidade regional.

Durante o dia todo, serão realizadas demonstrações de cinco feituras, com a participação dos chefs Bel Coelho, Helena Rizzo, além de produtores e especialista como Zé Ferreira, Valdely Kinupp, Dr Leandro Carmo entre outros.  Confira a programação.

 


Tags: