Na FEIRA VIVA você poderá conhecer o trabalho da Aginska, marca que trabalha com corantes naturais como esse há anos e vai passar um pouco dessa habilidade para o nosso dia a dia, já que o índico tinge com sucesso madeira, ossos e, misturado na cal, pode até colorir paredes.

 Conheça a marca que produz tecidos tingidos de forma natural e orgânica

Ai.Gisnka é uma marca desenvolvida pela estilista, artista têxtil e tintureira Marina Stuginski – que produz e utiliza corantes naturais em suas criações. A Marina foi também a responsável pelo desenvolvimento da estampa, feita a partir de plantas medicinais da Mata Atlântica, das bolsas do evento em 2017.

“Em 2014 fundei a Ai.Ginska, projeto pessoal em um universo azul. Começou com algumas peças em denim, mas logo me envolvi totalmente no universo do tingimento natural. Meu olhar e trabalho voltaram-se então para outros e novos conhecimentos, para além de planejar e desenvolver coleções e roupas.

Ai.Ginska é um espaço orgânico, que tem o seu tempo em acontecer. Plantamos índigo mas também usamos o índigo que está disponível no mato; temos produtores e fornecedores para nossas matérias-primas, mas amamos um mato na rua.

Assim, vamos construindo e fazendo parte desta arte milenar, que engloba diversos conhecimentos e saberes. Alquimia.

O Índigo

O índigo é uma planta da lendária família Indigofera. Ela tinge povos e seus costumes de azul já há milhares de anos.

Pé de indigo post
Conheça um pouco mais sobre o tingimento com índigo

Reconhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, é uma planta rústica que adora o calor e é tolerante à seca.

O indigo sp era usado como tinta inclusive aqui no Brasil, mas esse conhecimento se perdeu depois do processo de colonização. O tingimento com índigo ainda é feito em diversas regiões da África.

No Brasil ele é conhecido também como anileira. Outros Sinônimos: Do sanscrito nili, do arabe an-nil, no Brasil anileira e do espanhol añil, de onde deriva o nome “anilina”. Anil, anil-de-pasto, anil-dos-tintureiros, anileira, cáa-abi, cáa-chica, guajaná-timbé, anileiro, indigoteiro, indigueiro, anilão, anil-assu, timbó-mirim, arruda-brava e amendoim-bravo.

Natureza versátil não? 

 

 

Conheça as bolsas da Ed. de Verão

 

 


Tags:

aiginska, fashion, feiraviva, indigo, indigodye, indigonatural, jeans, natural, naturaldye, quemfazsuasroupas, santanderbrasil, vivafeiraviva
[social_warfare]